domingo, 26 de agosto de 2012

Segurança publica.

Nos últimos dias,  muito se tem   noticiado sobre os problemas de segurança que a cidade vem sofrendo. Em menos de oito meses no ar o blog noticiou mais de dez furtos ou assaltos em Ivatuba. Um número preocupante. E a pergunta que a população mais faz é:. Como podemos lidar com essa situação?
O blog procurou o responsável pela Policia Militar, o Sargento Carlos e na entrevista afirmou que o papel da policia miliar é o de ação preventiva, ou seja o  de policiamento.
Para ele  Ivatuba assim como outras dezenas de cidades sofrem pelo numero pequenos de Policiais, são apenas 3 Pms na região de Ivatuba e Dr Camargo. Alem disso, em nossa região existe um sistema de rodizio dos PMs com esses municípios
Para o  Sargente Carlos uma  das soluções seria contratar mais Policiais Militares, que nesse âmbito, confere-se ao governador do estado Beto Richa. Esse ano haverá contratações na Policia Miliatar, porem segundo o Sargento Carlos   esse numero será ainda insuficiente.
Para mudar a cara de uma cidade, tirar essa violência é preciso alem de mais Policias ,  tempo e planejamento. Vejamos o caso de Nova York. A cidade já a foi considerada uma das  mais violentas do mundo, no entanto nos últimos 20 anos, as ocorrências policiais diminuíram 70%.  Segundo o  ex-Comandante da Policia Nova Yorkina, Bill Bratton o resultado foi uma ação em conjunto do governo estadual, administração municipal e principalmente da população, que se mostrava indigestas com tantos atos de barbárie. Alem disso um outro fator determinante foi a Tolerância Zero.
Num sistema de tolerância zero, as autoridades,   são incentivadas a agir segundo padrões pré-determinados para a atribuir punições, independentemente da pessoa, ou seja uma lei igual para todos.
A lei seria  um modelo de segurança pública em que a ação policial é especialmente intransigente com delitos menores. O sistema de tolerância zero tem como meta principal incluir o hábito do respeito à legalidade, o que produziria a médio prazo uma redução nos índices de criminalidade, bem como uma diminuição de atos maior importância, como estupros e homicídios.
Vejamos o exemplo de Nova York na fala do x-Comandante da Policia Militar, Bill Bratton  :
“Passamos a investigar não só os grandes crimes, mas também os pequenos delitos e o efeito moral disso foi extremamente positivo. Aumentamos ainda o número de policiais em 20% para eles ficarem mais visíveis nas ruas. A cidade de Nova York era o paciente e nós éramos o remédio”, conta Bratton. 
Mas você que lê o blog  provavelmente estará me questionando, como pode comparar Nova York com Ivatuba? É simples, para esses roubos, pequenos furtos e assaltos é extremamente necessário  que a população se conscientize que é agente fundamental nesse processo,  e por isso deve-se manifestar, reivindicando seus direitos. Por hora, se pagamos impostos, cumprindo com nossos deveres. A lógica seria retribui-los  em prol da comunidade. 
O poder esta nas suas mãos!
Vale ressaltar que segurança publica não é  uma questão apenas restrita a Policia Militar, ao governo do Estado mas sim a Administração Municipal. Em março desse ano, o Legislativo aprovou uma lei que cria a Guarda Municipal, na qual   " possa vir auxiliar com ações que visem a segurança do patrimônio público e do  povo".
No entanto a mesma ainda não foi posta em pratica. Talvez junto com a Policia Militar os números de furtos poderia cair bastante em em nossa cidade. A Guarda funcionaria no sentido de intimidar os ladrões, que pensariam duas vezes em agir desonestamente alem de auxiliar os Policias durante a patrulha.
Mesmo sem ter o direito da posse de arma, se ficassem em lugares estratégicos, de grande fluxo como a Casa  da Cultura, Hospital Municipal e o Almoxarifado  e  interligados com a Policia  através do Radio, auxiliaria bastante o trabalho da PM
Em Sarandi, a Guarda Municipal tem posse de arma autorizada e vem reduzindo bastante a criminalidade da cidade, como podemos ver no video  abaixo:





O Sargento Carlos, faz um apelo para a comunidade. Que ela seja menos omisssa, denuncie desde o pequeno  ao grande furto, isso facilita e muito o trabalho da P.M. A Policia Militar de Ivatuba tem um numero de telefone que segundo o Sargento Carlos está  a disposição da comunidade, através do 88 200 190. Nesse telefone a população consegue falar direto com os policiais de Ivatuba.

Portanto a solução esta  também nas nossas mãos, que tal sermos menos tolerantes? Agirmos juntos, protestar, reivindicar, colaborar com a P.M? Afinal segurança e paz são direitos nossos.

  " Toda força sera fraca se não estiver unida" 












8 comentários:

  1. VAMOS LA IVATUBA, VAMOS ACABAR COM ESSA SITUASSAO

    ResponderExcluir
  2. A gente faz a nossa parte. Esperemos que os outros façam a deles.

    ResponderExcluir
  3. Essa frase ai em cima é minha, mas obrigada por postar, anonimo das 18:47. Vamos aguardar que todos façam suas partes, não é? Muito bem colocada sua reportagem, JP. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. João... sabemos que o projeto da Guarda Municipal em Ivatuba já está aprovado, mas, mesmo assim não estava no orçamento para este ano. Agora os vereadores colocarão no orçamento do ano que vem e certamente ele será executado. O prefeito não vetou nada.
    Sem falar que ninguém discutiu ainda como isso vai funcionar, vai usar alguma arma? que tipo de arma? qual será a função da Guarda Municipal?

    isso ai tudo é papagaiada sem discutir isso....

    ResponderExcluir
  5. Luciano Lemes
    Caro João Paulo!
    Fiquei feliz em poder acompanhar as noticias da minha cidade natal, Ivatuba, porem, gostaria de comentar o assunto: segurança publica, pois quando morava em Ivatuba, brincávamos na rua até tarde e só ouvíamos falar em furto de galinha no sábado de ALELUIA.
    Concordo plenamente com as palavras do Sgt Carlos a falta de efetivo dos órgãos de segurança pública é um grande problema que vem refletindo diretamente na população, mas temos observado que mesmos nos grandes centros onde o efetivo não é tão precário, os cidadãos de bem vem sofrem com os grandes índices de criminalidade. O que me leva a pensar: Nossa Constituição Federal, “a constituição cidadã” foi elaborada em 1988, e de lá pra cá passamos por varias mudanças o crime evoluiu, os criminosos evoluíram, e as penas são as mesmas. Se um cidadão infrator fosse rigorosamente punido por ter praticado um ato ilícito, isso o levaria a pensar antes de cometer novos crimes, mas o que vimos e bem ao contrario projetos de leis que querem tornar as penas mais brandas(sensação de impunidade), ou se o nosso modelo de resocialização realmente fosse eficaz não teríamos tantas reincidência criminosa.
    Pra finalizar fica a pergunta: Será que nossos representantes Políticos, Juízes e Promotores que ganham salários altíssimos, moram em condomínios fechados com seguranças 24 horas e andam em carros blindados, sofrem com a violência Urbana?

    ResponderExcluir
  6. Com relação à criação da Guarda Municipal, devemos lembrar que de acordo com a CF/88 as Guardas Municipais são destinadas apenas para a proteção dos bens públicos municipais.

    Já com relação ao porte de arma segue a legislação vigente sobre o assunto:

    Lembrando que o município pode adquirir armas de efeito moral.

    LEI Nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. (Estatuto do desarmamento).

    CAPÍTULO III
    DO PORTE
    Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:

    I - os integrantes das Forças Armadas;

    II - os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da
    Constituição Federal;
    Comentário: Diz o art. 144, da Constituição Federal: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos”:
    I – policia federal;
    II – policia rodoviária federal;
    III – policia ferroviária federal;
    IV – policias civis;
    V – policiais militares e corpos de bombeiros militares;

    III - os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei;

    Comentário: Esta medida busca coibir o uso da arma de fogo em pequenas cidades, cujo efetivo da Guarda Municipal destaca-se apenas para proteção dos bens públicos municipais.

    A Medida Provisória nº 157/2003, reduziu para mais de 50 mil habitantes a população demográfica necessária para que os integrantes das Guardas Municipais passam portar arma.

    IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;

    Comentário: Este inciso foi alterado pela MP nº 157/2003. A fim de que os municípios menores não ficassem desamparados, estabeleceu-se que os integrantes das Guardas Municipais dos municípios com população demográfica acima de 50 mil habitantes podem portar arma quando em serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os municípios integrantes de regiões metropolitanas tb podem, mesmo que tenham somente 3.000 habitantes.

      Excluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.